Nota do autor:
“- Este artigo tenta capturar e retransmitir a essência dos Soundsystem`s de reggae, através de alguém que terá crescido em redor do soundsystem de seu pai e que agora tem o seu próprio. É apresentado um artigo escrito para todos aqueles que procuram obter conhecimentos e compreensão sobre esta cultura que continua em evolução.”
Jah Shaka Sound
O fenômeno do Soundsystem de música Reggae (também conhecidos por sound) foi algo que intrigou muitos observadores na Jamaica e em todo o mundo desde há duas décadas. Em nenhum outro lugar do mundo foi criada uma cultura que se mova tão rápidamente como a do Soundsystem. Eles começaram como um movimento underground na indústria do Reggae, mas os Soundsystem`s foram crescendo até se tornarem numa parte integrada da cultura da música Reggae. De fato, as raízes do Dancehall Reggae podem redigir-se a partir da formação dos Soundsystem`s locais e nacionais já conhecidos (alguns existem desde há mais de 30 anos).
O que compõem um Soundsystem?
As pessoas normalmente ficam surpreendidas pela quantidade de apoios e componentes que se integram dentro de um Soundsystem. Mesmo não havendo uma composição preestabelecida, um Soundsystem ideal é formado por: O selector, o Mc, o dono ou administrador, os técnicos, apoio móvel, equipamento, os fãs do Soundsystem…e finalmente pelos discos e Dubplates.
É importante sublinhar que nem todos os Soundsystem`s são constituídos por todos estes componentes, mas alguns deles são imprescindíveis; por exemplo um Soundsystem sem selector é como um televisor sem electricidade, não funciona. Também é preciso esclarecer que alguns componentes podem ser repartidos; sendo assim, por exemplo, o Selector pode fazer ele próprio de mc e ser o proprietário do Soundsystem. Geralmente distinguem-se três tipos de Soundsystem`s: Sounds caseiros, Sounds amadores e Sounds profissionais.
O Selector (The Selecta)
Provavelmente, o Selector faz um dos papéis mais importantes de um sound. O imenso conhecimento, habilidade que se necessita para esta função (isto se quiseres ser bem considerado) e a dificuldade desta posição são frequentemente subestimadas. Um bom Selector tem que conhecer centenas de discos e cd`s (incluindo os nomes dos artistas e a sua localização na caixa dos discos) tudo isto bem memorizado dentro da sua cabeça.
Deve pôr os discos numa ordem de maneira a agradar a todo o público que o está a escutar, isto requer um alto nível de diligência. Um Selector tem que ser hábil para fazer uma transição de um disco para o outro (mixagem). Estas habilidades normalmente demoram anos a serem adquiridas, até que chegam a um ponto que normalmente passam despercebidas. Um mau Selector, por outro lado, pode ser facilmente descoberto, e uma multidão descontente normalmente não demora em manifestar a sua desaprovação.
O Mic Chatter (MC)
O Mc é o braço direito do Selector e vice-versa. Ele é o responsável por fazer a introdução dos discos que entram com accapellas (intros), de animar o público (criando vibração), de motivar as pessoas para cantarem as canções mais populares e de pedir para puxar o disco atrás (pull up), pondo-o outra vez a tocar de inicio (Forward ou Wheel). As obrigações de um Mc numa festa são maiores que num espectáculo ao vivo – Terá que repetir os “forward” mediante gritos, assobios, cânticos, palmas, isqueiros acesos no ar, businas, ou então dedos no ar imitando uma pistola a dar tiros (gun salute).
Além do mais, um Mc deve anunciar os próximos eventos, dizer piadas, tentar acalmar a multidão em caso de violência, e fazer comentários políticos.
Num Soundclash, o papel de um Mc é mais crucial. Aqui ele é responsável por ridicularizar verbalmente os seus oponentes (outros sounds) insultando-os (isto chama-se toasting), ou até mesmo dizendo piadas embaraçadoras que podem ser verdade ou não (intituladas como Drawing Cards).
Outros Membros
Por trás do Selector e do Mc poderá haver mais gente, assegurando-se que o Soundsystem funcione como é devido. O proprietário ou manager, está a cargo de designar as tarefas de todos os outros membros. Esta pessoa é responsável por assinar contratos e arranjar as festas para o Soundsystem atuar. Os técnicos, tem o dever de montar os componentes eléctricos do Soundsystem e devem assegurar-se que tudo funciona bem. Se surgir algum problema com o som antes, durante ou depois do evento, o trabalho do técnico é arranja-lo. Os encarregados do transporte (The moving staff oo "box bwoys") encarregam-se de transportar todo o material.
Sound Followers
Os seguidores ou fãs são os que ajudam a completar um soundsystem. Estes seguem os Soundsystem`s tal como os congregados seguem uma igreja em particular. Os seguidores do Soundsystem assistem as festas onde este atua, colecionam as suas cassetes, mixtapes, cds e apoiam o Soundsystem durante o Soundclash. Existem os fãs casuais e aqueles que levam esta cultura mais seriamente. Estas Crew`s ou Massivos, apoiam o Sound de tal maneira que muitas vezes ouvem os seus nomes a ser pronunciados no micro do Mc (bigged up), recebem entradas para certos eventos, popularidade e respeito, absorvem um sentimento de orgulho quando o seu Soundsystem favorito ganha um Soundclash. Fazem muita falta aos Soundsystem`s.Este texto continuará…
Texto original: Prince Tuffie
Tradução e adaptação: Sérgio Costa e Pedro Jorge
Horace Andy - Mellotone Hi-Fi 80's
Killamanjaro 1985 with Michael Palmer & Puddy Roots
MINISTERIO PÚBLICO - SOUND SYSTEM - SP/BA* - [2007]
Nenhum comentário:
Postar um comentário