[LINK ATUALIZADO]

segunda-feira, 26 de maio de 2008

[INFO] O QUE É SOUND FORGE???

"SOUND FORGE"


Pra quem ainda não o conhece, O Sound Forge é um software para criação, edição, gravação, codificação e masterização profissional de áudio. Oferece diversas ferramentas de processamento de áudio e efeitos. Trabalha com os formatos WAV, MP3, AIFF, entre outros. Não importa se você está dando seus primeiros passos em edição de áudio ou se você é um engenheiro de áudio, este software com certeza é uma ótima opção.
O Sound Forge 9 continua tendo como funções primordiais gravação, edição e tratamento de áudio. Para a produção completa de uma música, por exemplo, o usuário depende de um aplicativo como o Acid Music Studio ou o Cubase para organizar as pistas. A versão 9 mantém a estabilidade e a rapidez em operações básicas que caracterizam o Sound Forge. Tarefas como seleção, ajuste de volume, recorte, colagem e sobreposição de trechos de áudio são feitas de modo bastante intuitivo. Nessas atividades, o Sound Forge continua na frente da de aplicativos similares, como o Wavelab, da Steinberg. A exportação de som pode ser feita nos formatos mais populares, como WAV, Ogg Vorbis, MP3 e WMA. Quando chega ao resultado desejado, o usuário pode queimar um CD usando o aplicativo CD Architect 5, incluído no Sound Forge. Embora o suporte a vídeo não seja o forte do programa, o Sound Forge também pode ser usado para operações como inclusão de trilha sonora em um vídeo sem áudio.


Multicanal
Uma das novidades da versão 9 do Sound Forge é o suporte a mais de dois canais de áudio. Isso significa que o programa grava simultaneamente, em um só arquivo, o áudio de vários canais de uma placa de som. Com o arquivo multicanal aberto, o usuário pode realizar tarefas como mixagem e mudança de posição dos canais. A edição é feita exatamente da mesma forma usada em arquivos estéreo convencionais. O recurso de multicanal é interessante principalmente para gravações de áudio 5.1 utilizadas em conjunto com vídeo, como ocorre no registro de eventos. O Sound Forge suporta até 32 canais (16 em modo estéreo). O arquivo de saída é gerado nos formatos Dolby AC 3 ou WMA multicanal. Vale observar que a placa de som também deve possuir capacidade para trabalhar com vários canais.

Nenhum comentário: